segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Características do Renascimento

Renascimento Cultural ...

Origens, Características e Valores:
- O nome Renascimento Cultural foi dado pelo arquiteto Giorgio Vasari, que usou este termo para nomeiar a preocupação do povo italiano em fazer "renascer" o mundo antigo (greco-romano).
















Auto-retrato de Giorgio Vasari

- Em busca de soluções para os problemas da sociedade comercial, intelectuais e artistas de toda Europa (em destaque para a Itália), buscaram no passádo clássico greco-romano respostas. Essa investigação terminou em um movimento artístico,
científico e filosófico denominado RENASCIMENTO. 

- Os renascentistas valorizavam muito a cultura greco-romana. Achavam que eles tinham uma melhor visão do ser humano e da natureza.

- A Itália foi considerada o berço do Renascimento, devido ao comércio, que se desenvolveu muito nesse período, assim, as cidades italianas passaram a juntar grandes riquezas. Os ricos comerciantes italianos começaram a praticar o mecenato, que seria o financiamento a arte e a cultura. Daí vemos um dos motivos do surgimento do renascimento na Itália: Riqueza(Dinheiro). 

- As principais qualidades do ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico.

- Antropocentrismo: que considera que o homem é a "medida de todas as coisas" ou o "centro do universo".

- Racionalismo: Os renascentistas passaram a observar mais a natureza e diziam que o conhecimento devia se basear na razão e não apenas na fé.

- Humanismo: Principal valor cultivado do Renascimento.
Método de aprendizado diferente do comum medieval.
O humanismo afirmava o valor do homem.
O precursor do Humanismo na Itália é Francesco Petrarca, intelectual, humanista e poeta italiano. Considerado o "Pai do Humanismo".

Francesco Petrarca


QUÉOPS EMMANUEL CRUZ DE MELO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário