terça-feira, 17 de agosto de 2010

Carta: O Renascimento Cultural nos países da Europa

     Olá Amigos,
Estou aqui em pleno Renascimento Cultural na Europa nos países baixos, observando as obras de grandes pintores dessa época, um deles me chamou atenção, o Brughel, onde nas suas obras ele retrata cenas da vida cotidiana e o estilo de vida dos burgueses.


Consegui observar com esse passeio diferentes formas do Renascimento Cultural.


Na França, por exemplo, teve vários pontos importantes...na literatura e na filosofia , o grande Rabelais, ele foi autor de uma obra que critica a educação e as táticas militares, chamada Gargantua e Pantagruel.
Outro principal autor foi Montigne, com a obra "Ensaios" no qual critica o Clero.
Já na ciência Ambroise Pare foi muito importante para medicina pois inventou uma nova técnica para sutura das veias.


Saindo da França fui para Espanha de navio uma viagem muito cansativa mas que valeu a pena.
Chegando lá senti a forte influência da igreja Católica dificultando assim e reduzindo a realização culturais renascentistas.
Pude apreciar um dos clássicos da literatura a obra de Miguel Cervantes chamada D.Quixote De La Mancha, que fala de um cavaleiro romântico que imagina estar vivendo em plena Idade Média.
Conheci também Miguel de Servat, um homem que contribui muito para ciência, pois se destacou nos estudos para circulaçao do sangue.


E por fim na minha passagem pela Espanha, soube um pouco mais sobre artes plásticas, onde se destacava El Greco, grande pintor Espanhol do Renascimento.


Depoi de sair da Espanha ,segui para meu destino final a Alemanha...lá se destacavam dois grandes pintores, o Alberto Durer com suas magnificas obras "Adoração dos Magos" e "A Trindade e os outros".
E um jovem chamado Hans Holbein, considerado o maior retratista alemão, autor de obras importantes como Henrique VIII, Erasmo entre outras obras.


Bem amigos, espero que tenham gostado dessa pequena carta com resumo da minha interessante viagem, e tenham sentido um pouco presente no Renascimento Cultural.





Um abraço a todos e espero noticias de vocês,



 Lourival Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário